Geral

SE: 6º Seminário Municipal para Prefeitos e Gestores Públicos aborda a Contabilidade como Instrumento para uma boa Governança Pública

Por 31/03/2023abril 4th, 2023Sem comentários

Por Luis Fernando Souza / Estagiário sob supervisão

A Contabilidade como Instrumento para uma boa Governança Pública foi tema de painel no 6º Seminário Municipal para Prefeitos e Gestores Públicos, realizado nesta sexta-feira (31), em Aracaju (SE). A palestra foi conduzida pelo conselheiro do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), Bruno Sitonio Fialho de Oliveira.

O conselheiro abordou o assunto e explicou que um dos ramos da área contábil é a atuação no setor público. Diante disso, foi evidenciado por ele o documento produzido pelo CFC, em 2008, intitulado de Orientações Estratégicas para a Contabilidade Aplicada ao Setor Público. “Veja que, é desde essa época, que o Sistema CFC/CRCs já falava sobre esse assunto. E, também, já aplicava esse planejamento”, afirmou Bruno.

Ao longo da apresentação, Bruno detalhou o material para facilitar a compreensão do público de como que se deu início as discussões sobre governança pública por parte da autarquia. Para isso, foram exibidos os planos de ações e as diretrizes estabelecidas à época. “Todo esse planejamento realizado pelo CFC nessa época, sobre governança pública, foi uma preparação de terreno para o que estamos vivenciando no momento”, ponderou.

Em seguida, o palestrante ressaltou, que, atualmente, existem mais informações e dados à disposição e, em consequência disso, ele pontuou sobre a necessidade de uma quebra de paradigma que os contabilistas precisam realizar.

De acordo com Bruno, ainda existem gestores e outros profissionais da área, que acreditam que a informação contábil serve apenas para cobrir obrigações fiscais e prestações de contas. “Uma informação qualificada, bem trabalhada e com todos atributos e características pode ser fundamental para contribuir em uma tomada de decisão”, explicou.

Ao concluir o painel, Bruno enfatizou também a importância de colocar em ação os três mecanismos da governança – liderança, estratégia e controle – e suas respetivas práticas.

Para assistir o painel completo, clique aqui.

A reprodução deste material é permitida desde que a fonte seja citada.