Destaques

Secretário de Estado da Fazenda de Alagoas faz visita de cordialidade ao novo presidente do CRCAL

Na ocasião, foi reafirmada a parceria entre os órgãos e discutidas ações em prol da classe contábil e fisco

Por Hannah Copertino
Comunicação CRCAL

O Secretário de Estado da Fazenda de Alagoas, George Santoro, visitou o novo Presidente do CRCAL, José Vieira dos Santos, nesta quinta-feira (16/01), na sede do conselho. Também estiveram presentes a Controladora-Geral do Estado de Alagoas e Presidente da Associação Interamericana de Contabilidade (AIC), Dra. Maria Clara Cavalcante Bugarim; o Secretário Especial da Receita Estadual, Luiz Dias; a Vice-presidente de Registro do CRCAL, Adriana Andrade Araújo; a Vice-presidente de Desenvolvimento Profissional do CRCAL, Maria José Sobral Tomaz; os Conselheiros Lamenha Junior, Jordão Vieira, representando também a Ascontal, e Silvanio Carvalho; a Diretora Executiva do CRCAL, Selma Araújo; o Assessor Jurídico do CRCAL, Jonathan Araújo; e os integrantes de comissões do CRCAL, Marcelo Quirino, Santino Pereira e Eduardo Gonçalves.

“É uma honra para o CRCAL poder receber o secretário George Santoro, reafirmar a nossa parceria com a Sefaz/AL e já iniciar as tratativas para que possamos juntos desenvolver novos projetos importantes para qualificar ainda mais a nossa classe contábil e aproximar o fisco da sociedade. Estamos à disposição da secretaria e não mediremos esforços para realizar um bom trabalho”, enfatizou o Presidente do CRCAL, José Vieira dos Santos.

Ao iniciar a sua fala, George Santoro agradeceu pela recepção e parabenizou o CRC, classificando-o como um parceiro importante para a Sefaz/AL, e citou algumas ações prioritárias que devem ser definidas em conjunto com o conselho em prol da classe contábil alagoana e do fisco. Os representantes da secretaria também falaram em investimentos, como por exemplo em pessoal e sistemas, objetivando melhorar o atendimento prestado.

José Vieira dos Santos também expressou sua gratidão pela cordialidade do secretário com esta visita de boas-vindas, pela parceria exitosa com o conselho e deu os parabéns pelo trabalho à frente da secretaria. O presidente do CRCAL colocou o órgão à disposição da Sefaz/AL e afirmou que irá retribuir a visita já com uma reunião que defina estratégias e ações a serem desenvolvidas.

A Dra. Maria Clara Cavalcante Bugarim falou sobre a importância da união destas instituições em prol da profissão contábil e disse que o momento é oportuno para que as ações sejam potencializadas com mais agilidade e protagonismo. Ela sugeriu o resgate do café da manhã da Sefaz com os contadores para que sejam apresentadas as mudanças feitas pela secretaria e ouvidas as demandas da classe. Também foram citados projetos realizados em parceria entre a CGE e a Sefaz/AL, que são o Sextas do Saber e Fórum de Compliance.

Todos os participantes puderam fazer as suas observações. Foram debatidos vários assuntos, a exemplo do DTe, treinamentos para os contadores do estado em relação aos sistemas e procedimentos da secretaria, tanto na capital, quanto no interior. As novas comissões do CRCAL pertinentes à Sefaz foram apresentadas: Contabilidade Pública, coordenada pela conselheira e contadora, Lisângela Rubik, e a Comissão de Membros Representantes da Classe Contábil junto à Secretaria de Estado da Fazenda, coordenada pelo conselheiro do CRCAL e contador Lamenha Junior. Os representantes da Sefaz e da CGE se mostraram muito entusiasmados com as novas comissões.

“A reunião foi excelente, trocamos ideias, o presidente apresentou a nova equipe da gestão do CRC. Combinamos uma série de eventos e reuniões focados para o profissional da contabilidade, que é muito importante para a Secretaria da Fazenda. A parceria com o CRCAL tem sido muito intensa e queremos intensificar ainda mais para que o contador possa contribuir com a nossa gestão com sugestões e melhorias no atendimento da Sefaz”, analisou o Secretário de Estado da Fazenda de Alagoas, George Santoro.

Para a Dra. Maria Clara Cavalcante Bugarim, o encontro também foi muito valioso. “A reunião foi da maior importância. No início da nova gestão, o secretário da fazenda provocar uma reunião é algo que merece destaque, demonstrando apoio significativo e a importância dos profissionais da contabilidade para o sistema tributário do nosso país e, em particular, do nosso estado. Penso que houve um resultado muito bom, diversos temas relevantes para a classe foram tratados. Acima de tudo, ressalto o compromisso de um trabalho muito mais próximo e com ações efetivas que já ficaram aqui alinhadas. É um momento para comemorar e, a partir de agora, mão na massa, muito trabalho para representar bem os profissionais de contabilidade. Não posso deixar de parabenizar o Vieira, dizendo que ele começou a gestão com chave de ouro”, pontuou a Presidente da AIC e Controladora-Geral do Estado de Alagoas.