Notícias

Seminário reúne vice-presidentes e chefes de Registro do Sistema CFC/CRCs

Por Maristela Girotto
Comunicação CFC

O vice-presidente de Registro do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), Marco Aurélio Cunha de Almeida, fez a abertura do Seminário de Vice-Presidentes e Chefes de Registro do Sistema CFC/CRCs, nesta quarta-feira (3), às 14 horas, no auditório do CFC, em Brasília-DF. O principal objetivo do evento é discutir e alinhar, em âmbito nacional, as ações e os projetos mais relevantes em andamento na Vice-Presidência responsável pelo registro dos profissionais da contabilidade.

Na abertura do Seminário, Cunha de Almeida, que é também o coordenador da Câmara de Registro do CFC, apresentou os demais membros do colegiado deliberativo da área, que é composto pelos conselheiros Carlos Henrique do Nascimento (AL), Vivaldo Barbosa de Araújo Filho (RR), Garibaldi Dantas Filho (PB), Lourival Alves Cavalcante (CE) e Glaydson Trajano Farias (PB).

Pauta

Os principais projetos em desenvolvimento; as normas e os dados estatísticos de Registros do Sistema CFC/CRCs; os atos normativos de Registro e suas alterações; a padronização de pareceres de indeferimento; as ações mais importantes da Vice-Presidência de Registro para 2019; e o assessoramento às Câmaras e Setores de Registro dos 27 Conselhos Regionais de Contabilidade são temas que começaram a ser discutidos logo após a abertura do Seminário.

Além disso, consta da pauta do evento o esclarecimento de questões relacionadas ao Exame de Suficiência.

Ainda, os vice-presidentes e chefes de Registro farão uma análise sobre os impactos do Decreto nº 9.723, de 11 de março de 2019. Essa nova legislação “altera o Decreto nº 9.094, de 17 de julho de 2017, o Decreto nº 8.936, de 19 de dezembro de 2016, e o Decreto nº 9.492, de 5 setembro de 2018, para instituir o Cadastro de Pessoas Físicas – CPF como instrumento suficiente e substitutivo da apresentação de outros documentos do cidadão no exercício de obrigações e direitos ou na obtenção de benefícios e regulamentar dispositivos da Lei nº 13.460, de 26 de junho de 2017”.

Informações sobre Carteira de Identidade Profissional Física e Digital é outro item da pauta a ser abordado durante o Seminário, que contará com oportunidade para fala de todos os vice-presidentes de Registro dos CRCs presentes. O encerramento do evento está previsto para as 17 horas desta quinta-feira (4).

Abertura do Seminário. À mesa, da dir. para a esq., Edson Rodrigues, coordenador de Registro do CFC; Marco Aurélio Cunha de Almeida, vice-presidente de Registro do CFC; e Joaquim Bezerra, vice-presidente de Política Institucional do CFC