DestaquesNotícias

Presidente Paulo Braga conduziu o trabalho

Por Hannah Copertino

Comunicação CRCAL

O Presidente do CRCAL, Paulo Sergio Braga da Rocha, Vice-Presidentes, Conselheiros e a Diretora Executiva do Conselho, Selma Araújo, estiveram reunidos para realizar a sessão plenária referente ao exercício do mês de novembro de 2018, nesta sexta-feira (23/11), na sede do CRCAL.

Na pauta, estavam a prestação de contas da IV Convenção Alagoana de Contabilidade, evento muito elogiado pelos participantes da Plenária; o andamento do processo de obras na sede do CRCAL, tais como pintura e ampliação do estacionamento, que encontra-se em fase de pregão.

Foram passadas informações sobre o treinamento dos Conselheiros, que será realizado no dia 12/12. Outro ponto comunicado foi a mudança de horário na plenária de dezembro para possibilitar a participação dos membros do CFC, que estarão em Maceió para dar o treinamento dos conselheiros.

Para encerrar, os Vice-presidentes apresentaram um balanço do trabalho desenvolvido em suas respectivas câmaras ao longo do mês de novembro. E houve ainda a entrega de carteira a mais nova profissional da Contabilidade em Alagoas, Maria Karollyne Acioli Santos, que foi recebida na Plenária e pôde saber mais sobre o funcionamento do conselho.

Prêmio CRCAL de Controle Social:

Também nesta sexta-feira, antes da sessão plenária, o Presidente do CRCAL, Paulo Braga, entregou os cheques com a premiação dos autores dos artigos vencedores do Prêmio CRCAL de Controle Social, realizado durante a IV Convenção Alagoana de Contabilidade.

Para o coordenador da Comissão Científica da Convenção, o Contador, Conselheiro e Professor, Anderson Barros, o prêmio CRCAL de Controle Social contribuiu de forma significativa no incentivo à produção acadêmica, o que representa um grande avanço para a Contabilidade em Alagoas.

O Presidente do CRCAL também reforçou a importância do Prêmio. “Foi uma oportunidade de estimular a pesquisa na área contábil e os acadêmicos atenderam ao chamado. Recebemos muitas inscrições de trabalhos com excelente qualidade, da capital e do interior do estado, os participantes estão de parabéns. O Prêmio CRCAL de Controle Social foi um sucesso”, afirmou o Presidente Paulo Braga.

Foram premiados os seguintes trabalhos e autores:

Área temática: Promoção da transparência pública e acesso à informação e aos dados públicos

Artigo: Controle Social na Administração Pública: A importância da Transparência das Contas Públicas dos Municípios Alagoanos.

Autores: ADRIENE BARBOSA DA SILVA – UNEAL, VIVIANE NUNES SILVA – UNEAL E DÉLIS LISBOA PEREIRA – UNEAL.

Área temática: Mecanismos de controle social e capacitação da sociedade para o controle da gestão pública

Artigo: Contabilidade Pública como Ferramenta para o Controle Externo: Percepção do Poder Legislativo Municipal.

Autores: JEFFERSON TADEU PEREIRA – UNEAL e TIAGO ALMEIDA SILVA – UNEAL.

Área temática: Diretrizes para a prevenção e o combate à corrupção

Artigo: Análise da Implementação da Controladoria Geral do Município de Maceió.

Autores: LUCIANA SANTA RITA – UFAL e DIEGO FARIAS DE OLIVEIRA – UFAL.

Área temática: Compliance

Artigo: Grau De Aderência à Resolução Normativa Nº 001/2016 Do Tribunal De Contas Do Estado De Alagoas que Dispõe Sobre As Prestações de Contas Anuais Municipais: o estudo sobre os municípios alagoanos em 2015.

Autores: WANESSA LAYS DA SILVA – UFAL, RAÍSSA ELIS CONCEIÇÃO COSTA – UFAL e ISAC CANDIDO DA SILVA – UNEAL.

Melhor Artigo Geral do Prêmio

Mecanismos de controle social e capacitação da sociedade para o controle da gestão pública.

Autores: JEFFERSON TADEU PEREIRA – UNEAL e TIAGO ALMEIDA SILVA – UNEAL.