Sessão plenária virtual do CRCAL discute temas cruciais e avança com decisões estratégicas para 2024.

Greta Medeiros
Comunicação CRCAL

Na última quarta-feira, 13 de dezembro de 2023, o Conselho Regional de Contabilidade de Alagoas (CRCAL) realizou a Plenária de Nº 1.189 de forma virtual, aderindo ao teletrabalho devido à atual conjuntura.

Um momento importante foi a leitura das correspondências enviadas pelo CFC, com destaque para ações, sistema e metas para o próximo ano. O presidente Vieira enfatizou a importância das pesquisas de satisfação realizadas, mencionando a relevância do engajamento dos conselheiros para impulsionar a adesão a essas pesquisas.

“Tivemos uma boa participação dos colaboradores e é importantíssimo reforçar o envolvimento de todos os conselheiros para impulsionarmos essa adesão à participação nas pesquisas”, afirmou o presidente.

Entre as mudanças debatidas para o ano de 2024, ressaltaram-se a unificação do sistema para todos os CRCs, a revisão da nomenclatura dos delegados e os novos valores de anuidade.

O diretor do CRCAL, Wellington dos Santos, enfatizou a transparência das informações e dados para a classe contábil, destacando o acesso à ouvidoria, o Sistema Eletrônico de Informações ao Cidadão (e-SIC) para questões nacionais e a possibilidade de denúncias pelo sistema fiscal do conselho, além do constante trabalho de atualização do portal da transparência.

“Além da ouvidoria, nós temos o (e-SIC), que é um campo aberto ao acesso à informação nacional para qualquer pessoa e profissional se direcionar a qualquer regional e fazer a pergunta, solicitação e observação que assim couber. Como também, na página do CRCAL, no sistema online, a opção de denúncias. Pode-se denunciar para o sistema fiscal do conselho qualquer acontecimento que tenha sido observado. E para finalizar, o portal da transparência, onde tem todas as contas, informações e processos. Estamos sempre trabalhando para fazer a atualização dele”, declarou o Diretor Executivo do CRCAL, Wellington.

Conselheiros presentes expressaram preocupação com a situação das minas da Braskem, refletindo a angústia compartilhada por todos.

“Ressalto que com a criação do gabinete de crise, se contempla a gestão de risco, que contém 3 pilares, que é a preservação das pessoas, patrimônio e a imagem. Estamos vivendo um risco iminente, então é imprescindível se preservar nesse momento”, frisou o Conselheiro José Carlos.

Os demais conselheiros também abordaram a portaria para o teletrabalho e a criação do gabinete de crise, destacando sua importância para a preservação do CRCAL e seu corpo funcional, especialmente diante da difícil situação enfrentada pelos bairros afetados.

Além disso, a 5ª Convenção Alagoana de Contabilidade foi tema de elogios e gratidão por parte dos presentes. A Vice-Presidente de desenvolvimento profissional expressou sua admiração pelo esforço e dedicação do Presidente Vieira na realização do evento, agradecendo a toda equipe técnica, colaboradores e envolvidos na organização, ressaltando a impecabilidade do trabalho realizado.

“Só temos a agradecer ao Presidente Vieira por toda dedicação e esforços dedicados para a realização da convenção. A toda equipe técnica por trás do evento, aos colaboradores, a equipe de planejamento e execução. Vocês foram impecáveis!”, afirmou Maria José.

A vice-presidente de administração, Adriana Araújo, enfatizou os parabéns a toda a equipe do regional, incluindo o Presidente Vieira e a Vice-Presidente Maria José, pelo evento realizado e pela escolha cuidadosa dos palestrantes, ressaltando a excelência do trabalho desempenhado.

“Parabenizo toda a equipe do regional capitaneados pelo Presidente Vieira e pela nossa vice-presidente Maria José, pelo evento que foi realizado, pelos palestrantes que foram escolhidos a dedo, estão de parabéns!”.

A sessão plenária evidenciou não apenas a agenda administrativa do CRCAL, mas também a sensibilidade e ação diante dos desafios sociais enfrentados pela comunidade neste momento, consolidando um compromisso sólido com a transparência, ética e desenvolvimento profissional.

O CRCAL se mostra ativo e comprometido, não apenas com a classe contábil, mas também com a comunidade e questões relevantes para o estado de Alagoas.