DestaquesNotícias

Por 28/02/2023março 2nd, 2023Sem comentários

Christiane Duarte
Comunicação CRCAL

Profissionais contábeis que atuam em Maceió lotaram o auditório do Conselho Regional de Contabilidade de Alagoas (CRCAL), na manhã desta terça-feira (28), para participar do treinamento gratuito realizado pela Secretaria Municipal de Economia (Semec).

Atendendo a uma demanda dos profissionais, a Semec enviou dois técnicos para explicar e tirar dúvidas sobre o Domicílio Eletrônico do Contribuinte (DEC) e sobre a abertura dos chamados processos contenciosos, que são recursos de contestações sobre autos de infração emitidos pelo município.

A ação fez parte das atividades da Comissão de Representantes da Classe Contábil junto à Semec, grupo de trabalho do CRCAL, coordenado pela conselheira Maria José Sobral Tomaz. O treinamento veio atender a uma necessidade de escritórios e profissionais de contabilidade e promove uma aproximação da categoria com o município de Maceió.

“A Semec mantém um grupo de trabalho com o conselho e outras entidades, chamada Sala do Contador, que se reúne periodicamente. Nós repassamos as dificuldades relacionadas aos sistemas do município e juntos promovemos este momento de capacitação, melhorando fluxos de trabalho”, explica a conselheira Maria José.

Conselheira Maria José Tomaz, coordenadora da Comissão de Representantes da Classe Contábil junto à Semec

O DEC é a plataforma on-line por onde o município de Maceió envia as notificações oficiais como autos de infração, multas, mensagens sobre negociação de débitos, entre outros informativos, e que precisa ser acessada pelos contadores e contribuinte regularmente.

Os técnicos da Semec explicaram funcionalidades dos sistemas, tiram dúvidas dos participantes e ouviram sugestões dos profissionais da contabilidade.

O vice-presidente de Desenvolvimento Profissional do CRCAL, José Carlos Melo, que representou o presidente José Vieira no evento, ressaltou a importância da aproximação dos contadores com o poder público. “Esta troca traz benefícios para profissionais, que melhoram seus serviços, para o Município, que melhora seu atendimento e, consequentemente, para todos os contribuintes”, disse o vice-presidente.