TSE intenciona ampliar a parceria com o MCCE

Por Luciana Melo Costa
Comunicação CFC/Apex

Durante reunião do Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE) realizada na manhã desta quarta-feira (24), o representante do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e membro do Comitê de Enfrentamento à Desinformação, Frederico Alvim, manifestou o anseio do TSE de ampliar a parceria estabelecida com o MCCE. Segundo Frederico, a ideia é unir esforços para promover a defesa da democracia não somente combatendo a desinformação, mas também oportunizando uma série de diálogos que tenham a finalidade de combater a polarização e o radicalismo.

“O TSE gostaria de contar com o MCCE não somente em função da capilaridade especial que o movimento tem, mas em função do renomado prestígio”, afirmou. De acordo com o representante do TSE, o próximo pleito eleitoral já está sendo prenunciado como o mais violento dos últimos tempos e, por isso, o tribunal tem se mobilizado no sentido de prevenir possíveis efeitos colaterais relacionados à desinformação.

“No campo específico das instituições eleitorais, quando enfrentamos um processo de desinformação que tende a descredenciar e prejudicar o acolhimento geral, a aquiescência, dos resultados apresentados pelas urnas, temos problemas que são relacionados historicamente, no campo empírico, não somente com processo de ruptura institucional, cenário mais extremo, como também com atos isolados de violência, protestos que resultam em danos patrimoniais, inclusive, com perdas sociais”, ponderou.

O conselheiro do Conselho Federal de Contabilidade (CFC) e diretor do MCCE , Haroldo Santos Filho, que estava conduzindo a reunião, ouviu com atenção as considerações efetuadas e colocou o MCCE à disposição do TSE para o combate à desinformação e a requerida ampliação da parceria.

Na pauta da reunião constaram outros temas de relevância como a pesquisa sobre compra de votos da pesquisadora da área de Ciências Políticas da Universidade de Gotemburgo, na Suécia, a questão das emendas parlamentares, a adesão à iniciativa intitulada Pacto pela Democracia, entre outros.

A reunião de hoje foi realizada no formato híbrido. Presencialmente, os membros se reuniram na sede do CFC. Todos os protocolos sanitários foram atendidos. A previsão é que a última reunião deste ano do MCCE aconteça no dia 15 de dezembro.

MCCE – O Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE) tem como objetivo combater a corrupção eleitoral, bem como realizar um trabalho educativo sobre a importância do voto visando sempre à busca por um cenário político e eleitoral mais justo e transparente.

A reprodução deste material é permitida desde que a fonte seja citada.