Destaques

Últimas vagas para o V Encontro Estadual da Mulher Contabilista, que ocorre em 31 de maio

Evento traz palestrantes renomados debatendo temas importantes; inscrições devem ser feitas no site do CRCAL

Por Hannah Copertino

Comunicação CRCAL

A Comissão Estadual da Mulher Contabilista do CRCAL traz uma ótima oportunidade para profissionais e estudantes de Ciências Contábeis. Na sexta-feira, 31 de maio, haverá o V Encontro Estadual da Mulher Contabilista, no Hotel Best Western Premier, antigo Radisson, na praia de Pajuçara, em Maceió.

“Pensamos em um evento com grandes palestrantes, temas importantes e atuais em uma excelente estrutura para que o V Encontro Estadual da Mulher Contabilista seja um sucesso. As profissionais estão atendendo ao chamado do CRCAL, assim como os profissionais também, e convocamos quem ainda não se inscreveu para que também participe do evento”, afirmou o Presidente do CRCAL, Paulo Braga.

As inscrições estão esgotando e podem ser feitas pelo www.crcal.org.br. O investimento é de R$ 50,00 para profissional, R$ 25,00 para estudantes e R$ 65,00 para as demais áreas.

O evento é protagonizado pelas mulheres, porém os homens também podem participar. O encontro pontua no Programa de Educação Profissional Continuada (PEPC), do Sistema CFC/CRCs.

Após o credenciamento e abertura solene, marcados para 7h30 e 8h, respectivamente, haverá, a palestra da Contadora Liêda Amaral de Souza sobre Notas Explicativas de Acordo com a NBCTG 1000 para Pequenas e Médias Empresas, às 8h30.

Às 10h20, a Presidente do CRCRS, Ana Tércia Lopes Rodrigues, e a Presidente do CRCSP, Márcia Ruiz Alcazar irão apresentar a palestra sobre Tecnologia a Serviço da Contabilidade.

Depois do intervalo para o almoço, a programação segue, a partir das 14h, com a palestra do Contador Filemon Augusto de Oliveira sobre ECF: Atualizações e Cuidados para 2019. Terá, ainda, apresentação cultural para encerrar o evento.

“Convidamos grandes palestrantes para que tenhamos um dia repleto de muito conhecimento e aprendizado. As mulheres têm se destacado cada vez mais na profissão contábil e precisamos incentivá-las para que elas continuem ganhando força e ocupando posições importantes mercado. Momentos como o V Encontro Estadual da Mulher Contabilista nos inspiram e contribuem para somarmos juntas, discutirmos temas relevantes e crescermos ainda mais”, pontuou a Coordenadora da Comissão Estadual da Mulher Contabilista do CRCAL, Maria José Sobral Tomaz.

Mulheres na Contabilidade

No Brasil, o número de mulheres na contabilidade já chega a 42,7%, de acordo com dados da área de Registro do Conselho Federal de Contabilidade (CFC). Atualmente, a classe contábil no país registra 520.573 mil profissionais, desses, 298.164 (57,27%) são do sexo masculino e 222.409 do sexo feminino.

Em Alagoas, existem 1.178 contadoras na ativa, representando pouco mais de 30% da classe, e 333 mulheres atuando como Técnicas em Contabilidade, chegando a quase 9%, ou seja, juntas elas se aproximam dos 40% de representatividade da classe contábil alagoana. No CRCAL, a Comissão Estadual da Mulher Contabilista representa as contadoras, realizando eventos direcionados às profissionais e promovendo o protagonismo feminino.

No Sistema CFC/CRCs, as profissionais marcam presença na presidência, vice-presidências e também como Conselheiras efetivas e suplentes. A estimativa é de que, em até dez anos, as profissionais serão maioria na profissão contábil, o que mostra que elas vêm conquistando cada vez mais espaço com profissionalismo e dedicação.