Notícias

Usuários agora podem avaliar o Portal da Transparência do CFC

Por Luiz Henrique Monteiro
Estagiário sob supervisão do Decom

Para melhor atender os usuários, foi incluído no Portal da Transparência e Acesso à Informação de cada Conselho de Contabilidade ferramenta de pesquisa de satisfação. Assim, o CFC e os CRCs poderão conhecer a opinião do cidadão sobre o seu Portal e receber sugestões de melhoria. Caso o usuário deseje avaliar a funcionalidade do Portal, deverá acessar o site do Conselho de Contabilidade e clicar em “Clique aqui para avaliar o Portal!” no canto superior direito da tela inicial. Depois, poderá marcar as opções ‘’SIM’’ ou ‘’NÃO’’ e ainda registrar sugestão.

Importante registrar que, desde o surgimento da Lei n.º 12.527/2011, os Conselhos Regionais de Contabilidade, capitaneados pelo CFC, foram pioneiros em matéria de regulamentação, obediência e cumprimento da Lei de Acesso à Informação, inclusive com a implantação do Sistema Eletrônico do Serviço de Informações ao Cidadão (e-SIC) para todo o Sistema CFC/CRCs.

Criado em fevereiro de 2014, o Portal da Transparência apresenta a estrutura organizacional do CFC, os atos normativos, o quadro de pessoal, os relatórios de gestão, dados estatísticos, além de outras informações. O portal foi disponibilizado a todos os Conselhos de Contabilidade, permitindo a inclusão das informações constantes do Art. 5º § 1º da Resolução CFC n.º 1.439/2013, que regula o acesso a informações, no âmbito do Sistema CFC/CRCs. A ferramenta tecnológica possibilitou simplificar e padronizar as informações divulgadas pelo CFC e pelos CRCs.

O Portal da Transparência é gerenciado pela Comissão Permanente de Transparência (CPT) de cada Conselho de Contabilidade, com a competência de reunir as informações nas mais variadas fontes e disponibilizá-las de forma consistente e transparente para toda a sociedade.

Desde a sua implantação, foram realizados, no Portal do CFC, 82.216 acessos, sendo os módulos mais acessados: “Quadro de Pessoal”, com 28,96% e “Contratos, Convênios e Atas de Registro de Preços”, com 15,30%.

Para acessar o Portal da Transparência do CFC, clique aqui.