Vice-Presidente de Registro do CRCAL participou de Seminário no CFC

Coordenadora do departamento no Conselho também acompanhou o evento

Ascom CRCAL com CFC

A Vice-Presidente de Registro do Conselho Regional de Contabilidade de Alagoas, Adriana Andrade Araújo, e a Coordenadora do departamento no CRCAL, Vera Braga, estiveram em Brasília, onde participaram do Seminário de Vice-Presidentes e Chefes de registro do Sistema CFC/CRCs.

O principal objetivo do evento foi discutir e alinhar, em âmbito nacional, as ações e os projetos mais relevantes em andamento na Vice-Presidência responsável pelo registro dos profissionais da Contabilidade.

Os principais projetos em desenvolvimento; as normas e os dados estatísticos de Registros do Sistema CFC/CRCs; os atos normativos de Registro e suas alterações; a padronização de pareceres de indeferimento; as ações mais importantes da Vice-Presidência de Registro para 2019; e o assessoramento às Câmaras e Setores de Registro dos 27 Conselhos Regionais de Contabilidade foram temas que começaram a ser discutidos logo após a abertura do Seminário, além de questões relacionadas ao Exame de Suficiência e informações sobre Carteira de Identidade Profissional Física e Digital.

Os vice-presidentes e chefes de Registro fizeram uma análise sobre os impactos do Decreto nº 9.723, de 11 de março de 2019. Essa nova legislação “altera o Decreto nº 9.094, de 17 de julho de 2017, o Decreto nº 8.936, de 19 de dezembro de 2016, e o Decreto nº 9.492, de 5 setembro de 2018, para instituir o Cadastro de Pessoas Físicas – CPF como instrumento suficiente e substitutivo da apresentação de outros documentos do cidadão no exercício de obrigações e direitos ou na obtenção de benefícios e regulamentar dispositivos da Lei nº 13.460, de 26 de junho de 2017”.

A Vice-Presidente de Registro do CRCAL apresentou o balanço da situação do departamento em Alagoas em relação à baixa e novas carteiras. “Foram dois dias muito proveitosos. Fizemos um balanço dos últimos anos na Câmara de Registro e o planejamento estratégico para os próximos anos. Entre os temas discutidos, estavam o Cadastro Nacional de Auditores Independente – CNAI, o Cadastro Nacional De Peritos Contábeis – CNPC, o Exame de Suficiência, a Atualização e Manutenção do Cadastro de profissionais, além da troca de experiências dos vice-presidentes e dos chefes de Registro de todo o sistema CFC/CRC’s”, contou Adriana Andrade Araújo, Vice-Presidente de Registro do CRCAL.