Vice-presidente do CFC é reconduzido ao Conselho da Ifac

Por Maristela Girotto
Comunicação CFC

O vice-presidente Técnico do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), Idésio da Silva Coelho Júnior, foi reconduzido a um segundo mandato no Conselho da Federação Internacional de Contadores (Ifac, na sigla em inglês). A formalização da recondução do vice-presidente ao órgão máximo da Ifac ocorreu durante a reunião anual do Conselho da Federação, realizada de 12 a 14 de novembro, em Vancouver, Canadá.

A Ifac emitiu hoje (20) um comunicado com a informação da nova composição do seu Conselho, que, pela primeira vez, é composto por maioria feminina. Os novos membros do Conselho e suas respectivas organizações são os seguintes: Yeong Kyun Ahn, do Korean Institute of Certified Public Accountants; Joan Curry, da Chartered Accountants Ireland; Caroline Gardner, do Chartered Institute of Public Finance and Accountancy; Winnie Nyamute, do Institute of Certified Public Accountants of Kenya; Fiona Wilkinson, do Consultative Committee of Accountancy Bodies; e Ismaila Zakari, do Institute of Chartered Accountants of Nigeria. Além de Idésio Coelho, foi reconduzido para segundo mandato Tommye Barie, da Association of International Certified Professional Accountants.

O presidente da Ifac, In-Ki Joo, parabenizou os novos e os membros reconduzidos do Conselho da Federação. “Cada um desses indivíduos foi nomeado e aprovado com base em suas qualidades de liderança, perspicácia nos negócios e paixão pelo futuro de nossa profissão. Estamos particularmente satisfeitos que, como resultado de nosso foco deliberado na diversidade de gênero, a maioria desses membros qualificados do Conselho seja formada por mulheres”, afirmou In-Ki Joo.

Para o vice-presidente Técnico do CFC, participar do Conselho da Ifac, que conta com 23 membros, representa a força da contabilidade brasileira na América Latina. “A participação do CFC nos organismos mais importantes da profissão no mundo é fundamental para que possamos elevar o padrão de qualidade da contabilidade praticada no nosso País”, destacou Idésio Coelho.

Novos membros

Destacando que a Ifac está comprometida em representar e elevar a profissão contábil no mundo, In-Ki Joo também deu as boas-vindas a novos membros associados da Federação.

Os seguintes associados foram aprovados como membros do Ifac: Albanian Institute of Certified Accountants, Instituto Salvadoreño de Contadores Públicos e Certified Practising Accountants of Papua New Guinea.

Além disso, cinco organizações profissionais de contabilidade receberam aprovação para ingressar na Ifac como associadas: Colegio de Contadores Públicos de Pichincha y del Ecuador, Colegio Hondureño de Profesionales Universitarios en Contaduría Pública, Lao Chamber of Professional Accountants and Auditors, Ordem dos Contabilistas e Auditores de Moçambique e Suriname Chartered Accountants Institute.

Entre os novos membros e associados da Federação Internacional de Contadores estão três países da América Latina – El Salvador, Equador e Honduras – e um país africano de língua portuguesa – Moçambique.