Destaques

Vice-Presidente e Diretora do CRCAL participam de treinamento do CFC sobre as eleições deste ano

Capacitação foi conduzida pelo vice-presidente Operacional do CFC, Aécio Prado

Por Hannah Copertino

Comunicação CRCAL

O Vice-Presidente de Controle Interno do CRCAL, Conselheiro Jeovanes de Oliveira Silva, que está coordenando a Comissão Eleitoral do CRCAL este ano, e a Diretora Executiva do órgão, Selma Araújo, participaram de um treinamento sobre o pleito no CFC, nesta sexta-feira (20/09).

Conduzido pelo Vice-Presidente Operacional do CFC, Aécio Prado, o treinamento integra o Programa de Capacitação para as Eleições CRCs 2019 e serviu para orientar os Coordenadores da Comissão Eleitoral e Diretores sobre as Normas Eleitorais.

Com o objetivo de tornar o processo transparente, o CRCAL disponibiliza em seu site www.crcal.org.br todos os documentos referentes ao pleito, é só clicar no banner da eleição na página inicial para ver o conteúdo.

“O CFC está, mais uma vez, de parabéns por proporcionar momentos produtivos como este, no qual pudemos tirar todas as dúvidas para conduzir o pleito com mais propriedade e dentro da legalidade. Agradecemos por esta oportunidade”, pontuou o Coordenador da Comissão Eleitoral do CRCAL, Jeovanes Oliveira.

Durante o treinamento, foram detalhados todos os artigos das Resoluções CFC nº 1.570/2019, que rege sobre a eleição deste ano para a renovação de 1/3 do Plenário dos CRCs. e a nº 1.571/2019, que fixa o valor da multa ao profissional que deixar de votar na eleição.

“Essa reunião conjunta de todos os Conselhos Regionais com a Comissão Nacional do CFC para as Eleições 2019 é importante para alinharmos todas as informações relacionadas ao processo”, afirma o vice-presidente de Desenvolvimento Operacional do CFC e coordenador da Comissão, Aécio Prado Dantas Júnior.

“Todas as dúvidas que surgiram durante o detalhamento do conteúdo das Resoluções foram esclarecidas”, explica o coordenador da Comissão Nacional, acrescentando ainda que foi dado destaque aos pontos novos que foram inseridos nas duas Resoluções que regulamentam o processo de 2019.

Uma novidade introduzida nas eleições dos CRCs deste ano consta no parágrafo 2º do Art. 15 Resolução nº 1.570: “Na composição da chapa, deverá ser observada a reserva mínima de 30% (trinta por cento) das vagas para a candidatura de cada sexo, incidindo esse percentual para candidatos efetivos e suplentes, desprezando-se a fração se igual ou inferior a meio, arredondando-se para um, se superior.”

Total de chapas inscritas

As eleições dos 27 Conselhos Regionais, que vão ocorrer nos dias 19 e 20 de novembro, receberam inscrições no total de 45 chapas.