VIII Encontro de Gestores Públicos e XII Semana Contábil e Fiscal estão com inscrições abertas

Por 06/11/2017outubro 2nd, 2018Sem comentários

A Contabilidade Aplicada ao Setor Público (Casp) estará em discussão, na semana de 6 a 10 de novembro, em Campo Grande (MS), durante o VIII Encontro de Gestores Públicos (EGP) e a XII Semana Contábil e Fiscal para Estados e Municípios (Secofem). As inscrições para os eventos são gratuitas e estão abertas no sistema de eventos do CFC.

O VIII EGP será realizado na segunda-feira (6/11), no auditório da Câmara Municipal de Campo Grande, antecedendo a programação da XII Secofem, que será de terça (7) a sexta-feira (10/11), das 8h30 às 17h30, na Universidade Anhanguera (Uniderp).

Os eventos são promovidos pelo Conselho Federal de Contabilidade e Secretaria do Tesouro Nacional (STN) e contam com apoio do Conselho Regional de Contabilidade do Estado do Mato Grosso do Sul (CRCMS), da Câmara Municipal de Campo Grande e da Universidade Anhanguera (Uniderp).

Programação

A programação do VIII EGP será aberta às 9h, com a participação de autoridades locais e representantes das entidades organizadoras e apoiadoras do Encontro. Em seguida, irão ocorrer vários painéis para a discussão da nova Contabilidade Aplicada ao Setor Público. Alguns painéis previstos são: “A importância do uso da Informação de Custos no Setor Público”, “Contabilidade Aplicada ao Setor Público: Convergência e PIPCP e Siconfi – Sistema de Informações Contábeis e Fiscais do Setor Público Brasileiro”, “Convênios e CAUC – alterações no Decreto n.° 6.170/2007 e a nova Portaria interministerial (PIM n.° 424/2017)”, “Cadastro da Dívida Pública (CDP): novo requisito para transferências voluntárias”, “Lei de Responsabilidade Fiscal: é possível comparar as informações divulgadas pelos Entes da Federação?” e “Responsabilidade Fiscal no contexto das Relações Federativas”.

O Encontro tem a finalidade de capacitar os gestores e os profissionais da área inscritos na Secofem sobre a Lei de Responsabilidade Fiscal, o uso da informação de custos, as operações de crédito, as transferências voluntárias, o pacto federativo, a convergência aos padrões internacionais da contabilidade pública, o Plano de Implantação dos Procedimentos Contábeis Patrimoniais e outros temas.

A programação da XII Secofem será composta por palestras, debates e aulas expositivas, abertas a discussões e perguntas, com exercícios de fixação. Ao todo são oferecidos 22 módulos. Alguns deles são: Plano de Contas Aplicado ao Setor Público (PCASP), Procedimentos Contábeis Orçamentários (PCO), Procedimentos Contábeis Específicos (Concessões, Consórcios Públicos, RPPS, Dívida Ativa, Operação de Crédito e Fundeb e Precatórios), NBC TSP Estrutura Conceitual – Panorama Geral e outros.

A Secofem tem o objetivo de reciclar, aperfeiçoar e gerar conhecimentos em Contabilidade Aplicada ao Setor Público, em Demonstrativos Fiscais e outros assuntos afins nos âmbitos estadual e municipal.

Para mais informações sobre a XII Secofem, clique AQUI.