Por Ingrid Castilho
Comunicação CFC

Os profissionais de contabilidade têm até hoje (20) para participarem do processo eleitoral de renovação de 1/3 dos plenários dos Conselhos Regionais de Contabilidade (CRCs), em todo o país. A votação é totalmente eletrônica, por meio do portal do eleicaocrc.org.br, e acontece até as 18h de Brasília.

Estados com fuso horário diferente terminam o processo mais cedo, como é o caso do Acre que finaliza às 16h, além do Amazonas, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rondônia e Roraima que o encerram às 17h.

Mais de 375 mil profissionais estão aptos a votar. Desses, 66% já registraram o voto que além de ser secreto, é obrigatório (Art. 2º da Resolução 1.570), sendo necessária justificativa de ausência em caso de não participação.

O sistema de votação foi desenvolvido por empresa especializada por meio de processo licitatório. Para trazer mais segurança e lisura em todo o processo, também foi contratada uma empresa de auditoria de sistemas para testar, avaliar e comprovar o grau de segurança dos dispositivos de software.

Justificativa de Ausência

O voto é um direito pessoal que garante a participação da classe contábil para representação nos Conselhos. Aqueles que não participarem da votação, deverão apresentar justificativa de ausência até 20 de dezembro, 30 dias após o término da votação.

Estão dispensados de apresentar a justifica aqueles que estiverem em débito com o CRC e os profissionais com 70 anos ou mais na data da eleição, conforme Art. 3° da Resolução CFC nº 1.571/2019.

A Resolução também estabelece a aplicação de uma “pena de multa com importância correspondente a até o valor da anuidade ao contador e ao técnico em contabilidade que deixar de votar sem causa justificada”.

As justificativas dos eleitores ausentes poderão ser feitas em campo específico do site das eleições.