Skip to main content
search
Destaques

Votação para renovação dos plenários do CRCs termina hoje (20)

Por Ingrid Castilho
Comunicação CFC

Os profissionais de contabilidade têm até hoje (20) para participarem do processo eleitoral de renovação de 1/3 dos plenários dos Conselhos Regionais de Contabilidade (CRCs), em todo o país. A votação é totalmente eletrônica, por meio do portal do eleicaocrc.org.br, e acontece até as 18h de Brasília.

Estados com fuso horário diferente terminam o processo mais cedo, como é o caso do Acre que finaliza às 16h, além do Amazonas, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rondônia e Roraima que o encerram às 17h.

Mais de 375 mil profissionais estão aptos a votar. Desses, 66% já registraram o voto que além de ser secreto, é obrigatório (Art. 2º da Resolução 1.570), sendo necessária justificativa de ausência em caso de não participação.

O sistema de votação foi desenvolvido por empresa especializada por meio de processo licitatório. Para trazer mais segurança e lisura em todo o processo, também foi contratada uma empresa de auditoria de sistemas para testar, avaliar e comprovar o grau de segurança dos dispositivos de software.

Justificativa de Ausência

O voto é um direito pessoal que garante a participação da classe contábil para representação nos Conselhos. Aqueles que não participarem da votação, deverão apresentar justificativa de ausência até 20 de dezembro, 30 dias após o término da votação.

Estão dispensados de apresentar a justifica aqueles que estiverem em débito com o CRC e os profissionais com 70 anos ou mais na data da eleição, conforme Art. 3° da Resolução CFC nº 1.571/2019.

A Resolução também estabelece a aplicação de uma “pena de multa com importância correspondente a até o valor da anuidade ao contador e ao técnico em contabilidade que deixar de votar sem causa justificada”.

As justificativas dos eleitores ausentes poderão ser feitas em campo específico do site das eleições.

Close Menu