X ENCPCCC discute rumos para a educação contábil no País

Por 28/09/2015outubro 2nd, 2018Sem comentários

Nos dias 26 e 27 de outubro será realizada, na sede do Conselho Regional de Contabilidade de Minas Gerais (CRCMG), a X Edição do Encontro Nacional dos Coordenadores e Professores do Curso de Ciências Contábeis.

Importante evento do Sistema CFC/CRCs, o ENCPCCC reunirá profissionais de todo o País que irão discutir temas que visam proporcionar importantes debates sobre a qualidade do ensino, novas metodologias para a educação e diretrizes curriculares para o curso de Ciências Contábeis.

Líderes do atual cenário contábil brasileiro como o presidente do Conselho Federal de Contabilidade, José Martonio Alves Coelho; a presidente da Academia Brasileira de Ciências Contábeis, Maria Clara Cavalcante Bugarim; o presidente da Fundação Brasileira de Contabilidade, Juarez Domingues Carneiro; e o presidente do Conselho Regional de Contabilidade de Minas Gerais, Marco Aurélio Cunha de Almeida, confirmaram presença.

Para o presidente do Conselho Federal de Contabilidade, José Martonio Alves Coelho, “a relevância dos temas programados para o debate, a importância das entidades envolvidas e, principalmente, a expressão quantitativa e qualitativa dos participantes farão deste evento um fórum altamente qualificado”, avisa.

A programação conta com temas importantes como o painel “A Pós-graduação e a Formação Docente”, as “Diretrizes do Enade e Alteração da Legislação Contábil: como incorporar no Ensino da Contabilidade”  e a “Abordagem sobre a problemática do FIES e questões pertinentes ao Financiamento das IES”. Segundo Martonio Coelho “são os professores que vivenciam a realidade do ensino contábil nacional e que vivenciam os desafios diários da ciência contábil”.

Há no Brasil mais de  1400 cursos de graduação em Ciências Contábeis. A Associação Nacional de Programas de Pós-graduação em Ciências Contábeis (Anpcont), revela que em 2015 foram ofertados 37 cursos de pós-graduação stricto sensu em Contabilidade divididos em Doutorado (11), Mestrado Acadêmico (23) e Mestrado profissional (3).

O Encontro Nacional é  uma realização do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), conta com a organização da Academia Brasileira de Ciências Contábeis (Abracicon)  e com o apoio da Fundação Brasileira de Contabilidade (FBC) e do Sistema CFC/CRCs;

As inscrições para o X ENCPCCC estão abertas e as vagas são limitadas. O valor da inscrição custa R$ 300, 00 (trezentos reais), podendo ser paga por cartão de crédito, nota de empenho ou boleto bancário. Mais informações podem ser obtidas no site encpccc.cfc.org.br