Skip to main content
search
Notícias

X ENCPCCC: temas discutem a importância das IES para a formação acadêmica

Por 10/09/2015outubro 2nd, 2018Sem comentários

A décima edição do Encontro Nacional de Coordenadores e Professores do Curso de Ciências Contábeis (ENCPCCC), será realizada nos dias 26 e 27 de outubro de 2015, na sede do Conselho Regional de Contabilidade de Minas Gerais (CRCMG), em Belo Horizonte. O encontro, que tem objetivo de aproximar o Conselho Federal de Contabilidade (CFC) das Instituições de Ensino Superior, pretende reunir cerca de 400 profissionais em todo o País.

Para o vice-presidente de Desenvolvimento Profissional e Institucional do CFC, Zulmir Ivânio Breda, “o encontro visa proporcionar importantes debates sobre a qualidade de ensino, novas metodologias para a educação e diretrizes curriculares para o curso de Ciências Contábeis”, avalia.

As atividades do evento começam, na manhã do dia 26, com a solenidade de abertura. A mesa de honra será composta pelo presidente do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), José Martonio Alves Coelho; a presidente da Academia Brasileira de Ciências Contábeis (Abracicon), Maria Clara Cavalcante Bugarim; do presidente da Fundação Brasileira de Contabilidade (FBC), Juarez Domingues Carneiro; e do presidente do Conselho Regional de Contabilidade de Minas Gerais (CRCMG), Marco Aurélio Cunha de Almeida.

Logo em seguida, será entregue a segunda edição do Prêmio Olivio Koliver, que tem o objetivo de fomentar a produção e a disseminação do conhecimento em Contabilidade. Nesta edição, os autores Juliano Augusto Orsi Araújo, Cláudio Parisi, Aldy Fernandes da Silva e Wilson Toshiro Nakamura serão premiados pela autoria do artigo “Remuneração de executivos e desempenho das companhias abertas brasileiras: uma visão empírica após a publicação da Instrução Normativa CVM  n.º 480”, publicado na edição nº 209 (setembro-outubro de 2013) da Revista Brasileira de Contabilidade.

A programação técnica terá início com a palestra “ O DNA das Pessoas de Sucesso”, a ser ministrada pela bacharel em Comunicação Social pelo UNI-BH e Especialista em Gestão de Marketing pelo IEC PUC Minas, Rosana Nogueira Marsíglia.

No período da tarde, os professores Doutores Ernani Ott, Dra. Márcia Martins Mendes De Luca e o prof. Dr. Andson Braga de Aguiar darão tom  ao painel “A Pós-graduação e a Formação Docente”. Já os professores Doutores José Antônio de França; Ana Tércia Lopes Rodrigues e Marisa Luciana Schvabe de Moares, painelistas  irão discutir o tema “Diretrizes Curriculares e Novas Proposições”, encerrando as atividades do primeiro dia de evento.

No dia 27, os professores Nilson César  Lima, Sérgio Luiz Agostinho Gonçalves e Vidigal Fernandes Martins iniciam as atividades com o painel “Diretrizes do ENADE e alteração da Legislação Contábil: como incorporar no Ensino da Contabilidade”.

A palestra “ Abordagem sobre a problemática do FIES e questões pertinentes ao financiamento das IES”, ficará a cargo do diretor executivo da Associação Brasileira de Mantenedores de Ensino Superior (ABMES), prof. Sólon Hormidas Caldas.

O economista, MBA em Gestão Estratégica de Marketing e Mestre em Inovação e Competitividade, Wille Muriel será  o palestrante do tema “Retenção de Talentos”. A última palestra da programação do Encontro trará o tema “Panorama da Educação à Distância no Brasil”, a ser ministrada pelo matemático, mestre em Ciência da Computação e doutor em Engenharia Elétrica, Klaus Schlünzen Junior.

As inscrições para o X ENCPCCC estão abertas e as vagas são limitadas. O valor da inscrição custa R$ 300, 00 (trezentos reais), podendo ser paga por cartão de crédito, nota de empenho ou boleto bancário. Mais informações podem ser obtidas no site encpccc.cfc.org.br

 O Encontro Nacional é  uma realização do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), conta com a organização da Academia Brasileira de Ciências Contábeis (Abracicon)  e com o apoio da Fundação Brasileira de Contabilidade (FBC) e do Sistema CFC/CRCs;

CFC promove aproximação com as IES

Desde 2006, o Conselho Federal de Contabilidade é o idealizador do Encontro Nacional de Professores e Coordenadores dos Cursos de Ciências Contábeis. O evento tem como proposta aproximar o Sistema CFC/CRCs das Instituições de Ensino em Ciências Contábeis no País para que sejam discutidos temas que envolvem a qualidade do ensino e as tendências da profissão.

Há no Brasil mais de  1400 de Ciências Contábeis. A Associação Nacional de Programas de Pós-graduação em Ciências Contábeis (Anpcont), revela que em 2015 foram ofertados 37 cursos de pós-graduação stricto sensu em Contabilidade divididos em Doutorado (11), Mestrado Acadêmico (23) e Mestrado profissional (3).

Close Menu