XIII Encontro Alagoano de Contabilidade reúne centenas de profissionais

Por 19/10/2016outubro 2nd, 2018Sem comentários

O Conselho Regional de Contabilidade de Alagoas (CRCAL) realizou, de 6 a 8 de outubro, no Centro de Convenções Ruth Cardoso, em Maceió, o XIII Encontro Alagoano de Contabilidade. A solenidade de abertura do evento foi realizada na noite do dia 6 e contou com palestra magna proferida por Leila Navarro sobre excelência profissional. O presidente do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), José Martonio Alves Coelho, participou da solenidade ao lado do presidente do CRCAL, Paulo Sérgio Braga da Rocha; da controladora-geral do estado de Alagoas, Maria Clara Cavalcante Bugarim; do presidente do Sescap-AL, Carlos Henrique Nascimento, e de outras autoridades do Estado.

boletim199

A programação do XIII Encontro Alagoano foi elogiada pelo presidente do CFC durante discurso. “As matérias que serão abordadas neste evento vão ao encontro do novo pensamento contábil brasileiro”, afirmou Martonio Coelho, acrescentando que o Encontro representou uma importante oportunidade de crescimento profissional aos participantes.

Martonio

O presidente do CFC destacou, entre outros assuntos, conquistas que fortaleceram a classe contábil ao longo das sete décadas de regulamentação da profissão no Brasil. “Podemos enumerar grandes feitos da profissão, como os novos procedimentos contábeis, legislações e conceitos normativos, a Lei de Responsabilidade Fiscal e a convergência das normas brasileiras ao padrão internacional de contabilidade”, citou. Martonio Coelho ressaltou também a aproximação e o trabalho conjunto do CFC com várias entidades parceiras, como, por exemplo, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que, no último mês de setembro, assinaram Acordo de Cooperação Institucional visando à prestação de contas das Eleições de 2016.

Programação

A programação do XIII Encontro Alagoano contou com a palestra “Alinhando a escrituração contábil ao Sistema Público de Escrituração Digital (sped)”, proferida por Ângelo Márcio Leandro da Costa.

O tema “A informação contábil no contexto da transparência pública e da responsabilidade social” foi abordado pela palestrante Maria Clara Cavalcante Bugarim, controladora-geral do estado de Alagoas e presidente da Academia Brasileira de Ciências Contábeis (Abracicon).

Ainda, o XIII Encontro contou com a palestra “ICMS de Alagoas: uma abordagem prática dos incentivos fiscais”, que foi ministrada pelo contador Cícero Torquato.

“Perícia contábil no novo Código de Processo Civil” foi o tema da palestra de Júlio César Lopes Serpa. Já o palestrante Edgar Madruga falou sobre o tema “Contabilidade e gestão de tributos”.

Na última palestra do XIII Encontro Alagoano de Contabilidade, Fabiano Brum abordou “Empreendedorismo contábil – afinando nossas habilidades empreendedoras”.