DestaquesESPECIAL 5ª CONVENÇÃONotícias

Relevância e atualidade: 5ª Convenção de Contabilidade de AL traz alta qualidade de temas

Mesa redonda “Tecnologia e Empreendedorismo no Mercado Contábil”, com as contadoras Aline Portela (PE), Mônica Porto (ES) e Natália Santos (PE), abriu a programação do segundo dia de convenção.

COBERTURA ESPECIAL 5ª CONVENÇÃO

O segundo dia da 5ª Convenção Alagoana de Contabilidade foi marcado pela pluralidade de temas, debates e opiniões. As atividades foram dinâmicas e intensas nos três ambientes do evento, realizado nos centenários galpões de açúcar que hoje abrigam o Espaço Armazém, no bairro histórico de Jaraguá.

A quinta-feira (30) iniciou com a mesa redonda “Tecnologia e Empreendedorismo no Mercado Contábil”, com as contadoras Mônica Porto (ES), Aline Portela e Natália Santos (PE).

Em paralelo, na Sala Científica, foi a vez da palestra Contabilidade Aplicada ao Agronegócio, ministrada por Jerfeson Leandro de Araújo, Gerente de Contabilidade da Cooperativa Pindorama, de Alagoas.

Na sequência, os participantes aprenderam sobre Créditos de Descarbonização: Orientação Técnica OCP 10, atividade ministrada pelo contador Alexandre Soares de Queiroz, Controller na Central Açucareira Santo Antônio, cuja carreira foi desenvolvida na gestão de setores de Controladoria, Contabilidade, Fiscal e Finanças Corporativas em indústrias.

A Sustentabilidade e a Inclusão também tiveram espaço no evento, com o painel mediado pela Vice-presidente de Administração e Planejamento do CRCAL, Adriana Araújo.

Juntamente com o presidente do CRC da Bahia, André Luis Dedeko, e com a paraense Ynis Cristine, contadora, Mestre em Gestão dos Recursos Naturais e Desenvolvimento Local na Amazônia e autista, debateram o papel da contabilidade para o fortalecimento destes dois importantes aspectos ambientais e sociais.

AUDITORIA  E PERÍCIA

Um dos temas que mais despertou o interesse do público foi a palestra “Auditoria Independente como Instrumento de Gestão”, ministrada pelo empresário e professor alagoano Kleber Guedes. Alunos, ex-alunos e profissionais lotaram a sala científica para aprender mais sobre este importante nicho de mercado contábil.

O mesmo aconteceu com a roda de conversa “A Importância do Cadastro Nacional de Peritos Contábeis”, mediada pela Perita Sandra Batista (DF), Diretora Científica da Fundação Brasileira de Contabilidade.

O painel aconteceu no palco master e reuniu o Vice-presidente de Registro do Conselho Federal de Contabilidade, o alagoano Carlos Henrique do Nascimento, o Desembargador Domingos Neto, Corregedor Geral do Tribunal de Justiça de Alagoas, e também o presidente da Associação de Peritos Judiciais do Estado de Pernambuco, Rafael Carvalho e o integrante da mesma instituição, professor Mauro Pacheco.

REFORMA TRIBUTÁRIA E SIMPLES NACIONAL

A Reforma Tributária também teve ponto de destaque, com o painel capitaneado pelos cearenses Fellipe Guerra,  presidente do CRCCE; Marcos Lima – Presidente da Comissão de Estudos Técnicos de Normas Brasileiras de Contabilidade do CRCCE e Marcos Teixeira, Advogado Tributarista e Consultor Empresarial.

Encerrando a programação, o Doutor em Finanças pela UFMG, Eduardo Zanoteli, coautor do livro “Contabilidade das Pequenas e Médias Empresas” (Elsevier), ministrou a palestra de mesmo título, onde fez uma abordagem prática e de alta clareza sobre a gestão contábil de PMEs.

Texto: Propósito Comunicação para CRCAL
Fotos: João Silva e Deco Monteiro

5ª Convenção consolida Alagoas no circuito dos grandes eventos contábeis

Seja um Perito de Sucesso e Cartilha de Perícia Contábil: destaques da 5ª Convenção de Contabilidade de AL