CRCAL realiza quinta plenária do exercício de 2018

Por 25/05/2018outubro 2nd, 2018Sem comentários

Foram entregues carteiras a novos profissionais

Por Hannah Copertino
Comunicação CRCAL

O CRCAL realizou a quinta sessão plenária do exercício de 2018 nesta sexta-feira (25/05), na sede do Conselho, no bairro do Pinheiro, em Maceió. A plenária foi conduzida pelo Presidente do CRCAL, Paulo Sergio Braga da Rocha.

Na plenária, os Vice-Presidentes do CRCAL apresentaram as atividades desenvolvidas pelas câmaras que estão à frente. Também foi feito um balanço positivo do X Encontro de Contabilidade do Agreste Alagoano, realizado nos dias 17 e 18 de maio, em Arapiraca, evento que contou com bons palestrantes e público atento às informações passadas.

Outro evento que mereceu destaque na plenária foi o Talk Show Contabilizando Atitudes, Multiplicando Boas Práticas, que será realizado no dia 29/05, a partir das 8h30, no Hotel Best Western Premier, na Pajuçara, em Maceió, e marcará o lançamento do projeto Abraçando o Controle Social, que objetiva estimular um comprometimento maior da classe Contábil, órgãos públicos e a sociedade em geral com o controle social. Entre as autoridades presentes, estará o Presidente do Conselho Federal de Contabilidade, Zulmir Breda.

Além do lançamento, haverá também reuniões com os presidentes dos CRCS do nordeste, diretores e assessores jurídicos. O CRCAL é o grande anfitrião deste encontro que irá gerar avanços para o sistema CFC/CRC.

Ainda na plenária, foi anunciada a implantação de dois programas no CRCAL: de gestão de riscos e qualidade ISO nos setores de fiscalização, registro e licitações do Conselho.

Foi informado como será o funcionamento do CRCAL durante a copa. O Conselho não funcionará no turno que houver jogo do Brasil, por exemplo, se a partida for pela manhã, o CRCAL só funcionará à tarde e vice e versa.

Também foi discutida na reunião plenária o reajuste dos servidores do Conselho, que ficará em 3% para reposição das perdas. Diante da situação financeira do CRCAL, que enfrenta alta taxa de inadimplência, não haverá ganho real. Itens como vale transporte e contrapartida no pagamento do plano de saúde não sofrerão alterações. Já o auxílio alimentação vai aumentar de R$ 16,00 para R$ 18,00. Foi definido também que a data-base vai ser antecipada para janeiro, no ano que vem.

O Vice-Presidente Operacional e de Finanças do CRCAL, Alberto Gaia, explicou que o Conselho vem concedendo ganho real aos funcionários nos últimos anos, mas que não vê possibilidade para 2018 porque há o risco de comprometer o funcionamento da entidade e até de não honrar com os pagamentos.

“Nós gostaríamos de dar um reajuste maior, mas não podemos ser irresponsáveis de chegar mais adiante e não conseguirmos pagar”, afirmou o Presidente do CRCAL, Paulo Braga.

Na plenária, os Conselheiros falaram também sobre o exame de suficiência que será no dia 17 de junho. Para encerrar a sessão, houve entrega de carteiras a novos profissionais. Eles puderam saber mais sobre o Sistema CFC/CRCs com as explicações dos Vice-Presidentes e receberam as boas vindas do Presidente do CRCAL.

“Com certeza, vocês estão chegando em um mercado muito promissor, abraçando uma das profissões que mais crescem no Brasil. Sejam bem vindos, desejamos sucesso e colocamos o CRCAL à disposição”, enfatizou Paulo Braga.