Primeira Plenária de 2021 é realizada por videoconferência

Por 29/01/2021fevereiro 1st, 2021Sem comentários

Sessão ocorre mensalmente para apreciação e votação das pautas, além de informes e apresentações de relatórios das Câmaras

Por Ascom CRCAL

O presidente do Conselho Regional de Contabilidade de Alagoas (CRCAL), José Vieira dos Santos, deu início ao calendário regimental de sessões plenárias, nesta sexta-feira (29/01), por videoconferência. Com a presença dos conselheiros, foram tratados assuntos referentes ao exercício de janeiro de 2021.

Na pauta, estiveram temas como a parceria do CRCAL e o Tribunal de Contas do Estado de Alagoas (TCE-AL), por meio da Escola de Contas Públicas, na realização da capacitação em Ambientação em Contabilidade Aplicada ao Setor Público (CASP), buscando capacitar e preparar estagiários para o ambiente de trabalho no Tribunal, nos dias 27 e 28. Um projeto similar deve ocorrer na Sefaz com pós-graduandos, cujas tratativas estão sendo feitas.

Entre as correspondências recebidas do CFC, estavam sobre o Exame de Suficiência, que será realizado presencialmente neste domingo (31/01), e sobre o treinamento de procedimentos processuais com a equipe de Fiscalização.

Nas publicações do CRCAL, foram mencionados os Editais de chamamento público para convênios e parcerias e para convocação de candidatos a delegados representantes do CRCAL. Após o cumprimento das etapas do edital, esses delegados irão atuar nos municípios do interior, selecionados estrategicamente por região.

Outros assuntos foram o treinamento sobre LGPD e reunião da Comissão de Contingência, visto que a situação vem se agravando em relação aos bairros afetados pelo afundamento do solo, em Maceió. A sede do CRCAL está situada no Pinheiro. O conselho ainda não foi notificado nem incluído na área de risco, mas está bem próximo à região.

Também houve informes sobre a Anuidade 2021, cujo pagamento vai até 31/03/2021 sem acréscimos legais. No mês de janeiro, há desconto de 10% e, em fevereiro, de 5%. A novidade é que este ano há a possibilidade de parcelamento em até 18X pelo site vamosparcelar.com.br

Em seguida, os vice-presidentes apresentaram relatório do trabalho desenvolvido em suas respectivas câmaras, no mês de janeiro. Para finalizar a plenária, a palavra foi franqueada.

“Iniciamos o ano com muito trabalho, temos uma equipe coesa e empenhada em buscar avanços para a profissão contábil em Alagoas. Iremos atuar para que 2021 seja mais um ano exitoso, mesmo em meio aos desafios impostos pela pandemia da Covid-19. Reafirmo o nosso compromisso com a classe contábil alagoana e nos coloco sempre à disposição, junto aos nossos conselheiros, aos quais sou extremamente grato pela confiança e parceria”, afirmou o presidente do CRCAL, José Vieira dos Santos.