CFC adota novas medidas internas para prevenir contágio por coronavírus

Por Lorena Molter

Comunicação CFC com Apex

Acesso de pessoas externas ao Conselho está restrito

O Conselho Federal de Contabilidade (CFC) publicou a Portaria n.° 92, no dia 16, com medidas de combate e de prevenção ao contágio do coronavírus no ambiente de trabalho do Conselho. A medida foi tomada a partir da declaração de pandemia de COVID-19, doença causada pelo novo coronavírus (Sars-Cov-2), pela Organização Mundial de Saúde (OMS), em 11 de março de 2020.

A publicação prevê que, até o dia 31 de março, o acesso e a circulação de pessoas externas ao CFC ficarão restritos. Sendo assim, a Recepção e a Biblioteca do Conselho permanecerão fechadas. Nesse mesmo período, a entrada dos funcionários ocorrerá pela garagem do prédio. O prazo dessas medidas poderá ser prorrogado por igual período.

O documento prevê, ainda, outros procedimentos para proteger os funcionários. Parte dos colaboradores permanecerá em casa e adotará o regime de teletrabalho, para os casos em que seja possível manter esse tipo de regime. O CFC, inclusive, vai disponibilizar notebook àqueles funcionários que não dispõem de equipamento próprio para a realização do trabalho em suas residências.

No grupo de profissionais que entraram em regime home office, estão aqueles que apresentam sintomas de gripe, os que possuem filhos pequenos que estejam com sinais de gripe e/ou que pertençam a grupos de risco e os colaboradores com familiares que residam no mesmo domicílio que apresentarem sintomas. Os funcionários com idade a partir de 60 anos, aqueles com doença preexistente, bem como os que retornaram de viagens ao exterior nos últimos dez dias e/ou após a publicação da portaria também vão ficar em casa.

Como mais um meio de prevenção, todos os colaboradores estão dispensados do registro de ponto biométrico, sendo adotado o controle de ponto por meio de formulário.

Outras medidas:

Na última quinta-feira (12), o Conselho divulgou um ato suspendendo todas as reuniões regimentais, de grupos de trabalho e estudo, comissões e comitês que se realizariam de forma presencial entre os dias 16 de março e 31 de março.

O CFC ainda orientou os Conselhos Regionais de Contabilidade a adotarem as mesmas medidas, visando proteger a saúde e o bem-estar de todos os conselheiros, funcionários, colaboradores e parceiros da classe contábil, bem como de seus familiares, amigos e comunidades.

Seguindo a linha do combate a essa enfermidade, também foi realizada uma campanha interna apresentando as formas de prevenção à propagação do coronavírus e os sintomas do COVID-19.

O CFC também emitiu um alerta aos profissionais da contabilidade sobre os impactos do coronavírus nas demonstrações contábeis. Para ler o texto, clique aqui.