XII ENCPCCC: painel apresenta metodologias ativas para práticas pedagógicas

Por Amanda Oliveira

Comunicação CFC

O último dia da 12ª edição do Encontro Nacional de Coordenadores e Professores do Curso de Ciências Contábeis (ENCPCCC), realizado nesta quarta-feira (30), trouxe o painel “Metodologias ativas de ensino-aprendizagem para professores e profissionais da contabilidade”. Esse modelo de ensino busca incentivar o aprendizado autônomo e participativo por meio do protagonismo do estudante.

O debate contou com a participação da Profa. Dra. Silvia Pereira de Casa Nova, da Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Atuária da Universidade de São Paulo (FEA/USP), do Prof. Dr. Gilberto José Miranda, da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), da Profa. Dra. Edvalda Araújo Leal, da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e do Prof. Dr. Daniel Ramos Nogueira, da Universidade Estadual de Londrina (UEL).

A presidente do Conselho Regional de Contabilidade do Rio Grande do Sul (CRCRS), Ana Tércia Lopes Rodrigues, mediou o debate e falou sobre a capacidade de adaptação do profissional da contabilidade. “Nós, que somos educadores e acreditamos na ciência contábil como área de ensino e de pesquisa, sabemos que nossa área sempre está apta à mudança e à reinvenção. Temos o poder de nos reinventar e é isso que estamos fazendo aqui”.

Ao longo da transmissão ao vivo, o grupo de docentes, que estuda a temática há anos, apresentou 25 metodologias ativas divididas em cinco áreas: arte, dinâmicas, problematização, práticas e exposição. Além do compartilhamento de experiências exitosas, foram exibidos recursos tecnológicos e material didático para auxiliar no planejamento das práticas pedagógicas. O Prof. Dr. Gilberto José Miranda alertou que “tanto o professor quanto o aluno trabalham mais. No entanto, o aprendizado também é maior e isso é o que importa.”

A Prof. Dra. Silvia Pereira de Casa Nova, que criou o grupo de estudos, destacou que neste momento de pandemia foi preciso desenvolver competências tecnológicas e acionar todos os saberes docentes para se adaptar ao ensino remoto. “Para enfrentar um período de tantas perdas individuais e coletivas, precisamos exercitar a resiliência, a empatia, a paciência e a compreensão. Por isso, a importância de encontros como esse”, acrescentou.

Para assistir ao painel “Metodologias ativas de ensino-aprendizagem para professores e profissionais da contabilidade”, clique aqui.